Grupo Orientação de Alcoólicos Anônimos celebra 34 anos de acolhimento em Santa Maria

Grupo Orientação de Alcoólicos Anônimos celebra 34 anos de acolhimento em Santa Maria

Foto: Maiara Bersch (Arquivo Pessoal)

Registro em outro grupo de AA, no Bairro Tancredo Nezes.

Há mais de três décadas, um grupo de pessoas em Santa Maria se reúne com um propósito em comum: ajudar quem enfrenta a difícil batalha contra o alcoolismo. Fundado em 12 de novembro de 1991, o Grupo Orientação de Alcoólicos Anônimos (A.A.) completa 34 anos e segue sendo um espaço de escuta, acolhimento e transformação de vidas.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

A celebração da data ocorrerá neste domingo (16), das 19h30min às 21h30min, no prédio do Conselho Municipal de Entorpecentes (Comen), localizado na Rua Euclides da Cunha, 1875, em Santa Maria. A reunião especial é aberta à comunidade e deve reunir membros, familiares e apoiadores. O destaque da data é para as histórias de superação e famílias reconstruídas ao longo desses 34 anos. De acordo com integrantes, o trabalho realizado pelo grupo não substitui o tratamento médico, mas ajuda a amenizar os impactos do uso abusivo do álcool, oferecendo um ambiente seguro para compartilhar experiências e buscar mudanças.


O lema que guia o grupo resume o espírito de solidariedade e continuidade que sustenta o trabalho : “Dar de graça o que foi recebido.” Em mensagem publicada na data do aniversário, o grupo agradeceu a todos que contribuíram com a trajetória ao longo desses anos:


"Hoje, o Grupo Orientação de A.A. agradece a todos que, ao longo desses 34 anos, fizeram parte dessa caminhada — membros, colaboradores, amigos e apoiadores.

Cada palavra compartilhada, cada gesto de serviço e cada reunião realizada ajudaram a manter viva a chama que sustenta nossa missão: levar a mensagem de A.A. a quem ainda sofre.
Aos membros que servem com dedicação, aos que chegaram há pouco e aos que nunca deixaram de voltar, aos que acolhem, escutam e estendem a mão — nosso sincero muito obrigado.”


Objetivos futuros 

Manter as portas abertas. Esse é o desejo do grupo para os próximos anos. E nesse meio do caminho há novos desafios, indica um dos membros, de 70 anos: 

– Queremos manter o acolhimento àqueles que procuram ajuda, tanto familiares quanto os os dependentes. Também porque tem aumentado em muito os usuários de dependentes de outras drogas. Inicialmente o A.A. lidava mais praticamente só com usuários de álcool. Com a proliferação de drogas cresceu a procura daqueles que utilizam álcool e outras drogas, o que chamamos de cruzados. Sendo que o álcool sempre a porta de entrada para toda a a cadeia destrutiva das drogas.



Conheça o grupo 

Atualmente, o Grupo Orientação promove três encontros semanais:

  • Terças e quintas-feiras, das 19h às 21h30min, com reuniões voltadas a membros mais antigos;
  • Domingos, das 19h30min às 21h30min, com atividades abertas ao público e novos participantes.

Endereço

  • No prédio do Conselho Municipal de Entorpecentes (Comen), na Rua Euclides da Cunha, 1875


*Os grupos de alcoólicos anônimos têm como característica manter o anônimato dos membros. 


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Campanha Natal Presente 2025 da CDL sorteará carro zero e TVs Anterior

Campanha Natal Presente 2025 da CDL sorteará carro zero e TVs

Próximo

"Maior xis do mundo": lanche gigante de um metro e com mais de 8kg de carne marca abertura do Festival do Xis nesta sexta

Geral